quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Propostas de trabalho para as próximas aulas:



Articulando:
1. A história de Alice...
2. A unidade didáctica sobre a Comunicação Social

proponho aos meus alunos:

A criação dos seguntes textos dentro dos géneros jornalísticos:

A- Após o desaparecimento de Alice, o caso é sabido no jornal local, que publica a notícia que tu vais elaborar. (Recorda, com a ajuda do manual, as regras para a elaboração de uma notícia. Faz uma pesquisa sobre notícias em vários jornais, escolhe as mais isentas e bem elaboradas, de acordo com as regras jornalísticas).

B- Após o reaparecimento de Alice, um grande semanário nacional envia um jornalista para a entrevistar. Esse/essa jornalista és tu. (Lê as entrevistas do manual, a informação sobre o que se entende por entrevista e procura bons modelos em jornais de qualidade. Procura também alguns exemplos que não te pareçam dignos de confiança e compara.)

C- Ainda durante o período de desaparecimento, um jornalista é enviado para fazer uma reportagem. Inexplicavelmente, consegue dar com a toca do coelho e a reportagem assume aspectos que ele/a nem sonhara. O repórter és tu. Vais basear-te na história, mas dando-lhe o cunho jornalístico de reportagem. (O que é uma reportagem? Como se faz uma reportagem? Faz uma pesquisa sobre os vários modelos, lê e estuda os exemplos do manual e o que lá se diz sobre este género).

D- Um(a) escritor(a) redige uma crónica sobre este assunto. (O que é uma crónica? Lê as crónicas do manual, procura outros exemplos no livro Alice no País das Maravilhas e elabora a tua crónica a partir de um excerto do livro.

E- Um crítico musical escreve uma crítica sobre a canção da Falsa Tartaruga. Informa-te sobre crítica musical no manual e fazendo uma pesquisa em jornais e revistas. Adapta o que aprendeste ao excerto do livro em que a Falsa Tartaruga canta uma canção. Imagina que estiveste lá como espectador e crítico de música.


EStes trabalhos serão elaborados a pares, preparados nos dias que se seguem (estudo, recolha, leituras), concluídos na aula do dia 2 de Novembro e apresentados à turma na aula seguinte dessa mesma semana.
O trabalho deve incluir não apenas o produto final, mas deverá ter, como anexos, todos os materiais prévios que usaram, assim como uma descrição das etapas por que passaram até à elaboração final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário